Eventos
Eventos esportivos movimentam 14 municípios
08/04/11
Sessenta e oito escolas das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular pertencentes a 14 municípios da área de abrangência da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá entregaram suas fichas de inscrição na SDR para participarem dos eventos escolares esportivos da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), para este ano de 2011.
Segundo o integrador esportivo da Fesporte na SDR Araranguá, Rogério Henrique Gonçalves, somente o município de São João do Sul não participará das competições microrregionais, que são: Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) - 12 a 14 anos (ocorrerá em maio em Araranguá) e 15 a 17 anos; Moleque Bom de Bola e Festival Escolar de Dança Mário de Andrade.
Também foram entregues na SDR Araranguá as inscrições para a etapa estadual dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) 12 a 21 anos, que ocorrerão em São Miguel do Oeste de 28 de abril a 1º de maio. Da Regional de Araranguá, participarão do Parajesc, nas modalidades de atletismo e tênis de mesa, os municípios de Timbé do Sul, Passo de Torres, Jacinto Machado, Sombrio, Turvo, São João do Sul, Praia Grande, Araranguá e Balneário Arroio do Silva. Hospedagem, transporte e alimentação dos alunos serão oferecidos pelo Governo do Estado.
O integrador concluiu que este ano, além das etapas microrregionais, a SDR Araranguá será sede de três etapas regionais, com a participação de 9 SDRs: Moleque Bom de Bola, em Araranguá, e Jogos Escolares – Jesc 15 a 17 anos, que serão sediados em Turvo, ambos no mês de outubro; e os Jogos Abertos – Jasc, em Sombrio, que ocorrerão em setembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da SDR.
Inclusão Digital
O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), campus de Araranguá, comunica que estarão abertas, de 11 de abril até o dia 25 de abril, as inscrições para o curso de extensão “Inclusão Digital - Exercendo a cidadania na sociedade da informação”. Para se inscrever neste curso, os pré-requisitos são ter no mínimo 14 anos e ser alfabetizado. As aulas serão ministradas nas dependências do IF-SC campus de Araranguá. Serão ofertadas 40 vagas, 20 no período vespertino e 20 no período noturno. A seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio público. A carga horária será de 240 horas. O curso terá início no dia 9 de maio e se estenderá até 16 de dezembro. As aulas serão nas segundas e quartas-feiras.
O curso de inclusão digital possui dois módulos.
Módulo 1
O primeiro módulo é informática básica: o aluno vai aprender a operar o computador, utilizar o sistema operacional, criar e organizar arquivos, editar textos, elaborar currículo, trabalhar com planilhas eletrônicas, para, por exemplo, fazer planilhas de gastos domésticos, elaborar apresentações eletrônicas e navegar na internet.
Módulo 2
Os alunos receberão câmeras digitais, emprestadas pela coordenação, para que sejam registrados, por meio de fotos e vídeos, os problemas vividos no dia a dia – como moradia, transporte, saúde, educação e saneamento básico, entre outros. Esse material será editado e disponibilizado nos blogs com as críticas dos alunos. Também serão usadas as redes sociais como Twitter e Facebook.
Objetivo do Projeto
O objetivo do projeto é ir além da informática básica. É estimular a comunidade a ser produtora de informações na sociedade em rede. É incentivar que exerçam o papel de cidadão e utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação visando uma modificação social.
Apresentação
No final do projeto, será convidada toda a comunidade araranguaense para uma mostra dos trabalhos.