Morre José Alenc ar
José Alencar, ex-vice-presidente da República, faleceu às 14h45min desta terça-feira, dia 29, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos. Alencar estava no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Há 13 anos o político mineiro lutava contra o câncer na região do abdômen. Um guerreiro com sede de vida. Nos últimos meses, a situação piorou.
Alencar deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sírio Libanês, nessa segunda-feira, 28, com quadro de suboclusão intestinal. Foi uma das muitas internações dele.
Depois de 33 dias internado, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.
A internação foi motivada pelas sucessivas hemorragias e necessidade de tratamento do câncer. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe do hospital para permanecer em casa. Teve que voltar ao hospital dias depois.
Alencar perdeu alguns compromissos devido à doença. O último foi não poder acompanhar, em Brasília, a posse da presidente Dilma Rousseff. O ex-vice-presidente desejava muito participar do evento e descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva, mas desistiu horas antes, após insistência da mulher, Mariza.
Ainda assim, no hospital, ele vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma coletiva. Na ocasião, disse por que não iria à posse e concluiu que a missão dele estava “cumprida”.
Na entrevista, voltou a dizer que não tinha medo da morte. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, afirmou Alencar, com o otimismo habitual.